
Laboratório
Comunicação
Arte & Cidade
Pesquisadores Parceiros

Micael
Herschmann
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e formação pós-graduada (mestrado e doutorado) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (doutorado concluído em 1998). Realizou ainda cinco estágios pós-doutorais: uma em Comunicação (na Universidade Complutense de Madri, em 2006) e mais quatro em Ciências Sociais (na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2014; na CLACSO, em 2015; na École de Hautes Études en Sciences Sociales; em 2019; na Université Paul-Valéry Montpellier, em 2020). Em duas ocasiões foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ (primeiramente entre 2007 e 2009, e, posteriormente, entre 2017 e 2019), o qual foi avaliado com conceito 7 pela CAPES em 2017 e 2022. Com apoio do Programa CAPES-PRINT foi Professor Visitante Sênior do Departamento de Sociologia da Université Paul-Valéry de Montpellier, França (em 2020). Atualmente é: pesquisador 1C do CNPq; Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (na categoria sênior) pela segunda vez; Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ; docente vinculado a linha de pesquisa Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ; coordenador geral do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação, vinculado também ao PPGCOM da UFRJ (atua como líder deste grupo de pesquisa, fundado em 1992, que está inscrito na base do CNPq).

Fábio La Rocca
Possui graduação em Sociologie pela Università degli studi di Salerno - Itália (2001), mestrado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2002) e doutorado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Atua como professor de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier 3. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos, Epistemologia e história do pensamento sociológico

Jess Reia
Assistant Professor of Data Science, University of Virginia. Trabalhou como Andrew W. Mellon Postdoctoral Researcher na McGill University (2019-2021) e BMO Postdoctoral Fellow (2020-2021) no Centre for Interdisciplinary Research on Montreal, responsável pelo projeto "Data Governance for the 24-Hour City: Strengthening open data, digital rights, and public interest advocacy for the urban night." Conselheire da noite no Conseil de Nuit de MTL 24/24 (2020-2022), AI Fellow na NewCities. Doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período na modalidade doutorado-sanduíche, no qual atuou como Graduate Research Trainee no Department of Art History and Communication Studies da McGill University. Mestrado em Comunicação também pelo PPGCOM da ECO-UFRJ. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Professore e Líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS-FGV) entre 2011 e 2019 e foi Visiting Researcher no McGill Institute for the Study of Canada (MISC) entre 2015 e 2016, Pesquisadore associade do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPCOM-UFRJ) entre 2011 e 2017 e desenvolveu, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa de pós-doutorado intitulada "A ordem da noite urbana: Regulação, resistência e disputa pela cidade na vida noturna do Rio de Janeiro" entre 2017 e 2019.

Helena Pires
Helena Pires é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal, e membro do Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade. Tem um doutoramento em Ciências da Comunicação na área da Semiótica da Comunicação na Universidade do Minho, em 2007. Nesta mesma instituição, ensinou nas áreas de Publicidade, Semiótica e Comunicação e Arte. Durante quatro anos, até Novembro de 2019, foi coordenadora do Grupo de Publicidade da SOPCOM – Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação. Tem publicado e desenvolvido trabalhos de investigação na área da cultura visual e urbana, nomeadamente sobre a paisagem (urbana), e em particular sobre a paisagem na arte contemporânea.

Zara Pinto-Coelho
Zara Pinto-Coelho é Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, onde ensina, entre outros, Sociologia da Comunicação e Estudos do Discurso.
Os seus interesses de investigação incluem as teorias do discurso e as suas aplicações críticas nos Estudos dos Média e Estudos Culturais, em tópicos relacionados com poder, ideologia, desigualdade e injustiça social, por exemplo, na interseção do género com a heterossexualidade, na saúde pública, na participação política e nos movimentos sociais.
Atualmente, é co-coordenadora do projeto Passeio – Plataforma de Arte e Cultura Urbana do CECS.

Eduardo Bianchi
Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCOM/UERJ. Realizou Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior, PDSE/CAPES, junto a Université Paul-Valéry-Montpellier III (UPVM). Título da pesquisa: Interação e mediação comunicacional: redes geossociais e os caminhos locativos de visualidades gays. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Cidade, Geolocalização, Identidade, Gênero, Sexualidade e Cidadania. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Cultura, Cidade, Comunidade, Favela, Cidadania. Graduação em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) . Professor no curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida - UVA.

Flávia Barroso
Pós-doutoranda em Comunicação na Universidade Paulista. Doutora e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UERJ). Teve pesquisa financiada pelo Programa Bolsa Nota Dez da FAPERJ. É especialista em Comunicação e Imagem pela PUC Rio. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense. Faz parte atualmente do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC), onde desenvolve projetos sobre Música, Espaços Urbanos, Culturas, Cidades e Mídias. Participou como pesquisadora associada das atividades do projeto interinstitucional intitulado Cidades Musicais do Estado do Rio de Janeiro com o apoio do CNPq, CAPES e FAPERJ. Participa atualmente do projeto de pesquisa financiado pelo CNPQ Identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando Políticas Culturais renovadas para as principais Cidades Musicais do país como pesquisadora associada.

Rodrigo Morelato
Sou radialista (DRT 19795-RJ) e possuo graduação em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (2015). Sou mestre (2019) e doutor (2023) em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). Possuo experiência profissional em assistência de câmera, cinematografia e edição de áudio e vídeo. Desde 2010 realizo atividades de educomunicação junto a movimentos sociais populares - inicialmente, o movimento estudantil (UNE), posteriormente movimentos de cidadania cultural (Teia da Diversidade/Pontos de Cultura) e, finalmente, o movimento agroecológico. Desde 2015, atuo como pesquisador-participante do movimento social de base agroecológica Verdejar Socioambiental, atuante nas favelas da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Sou pesquisador associado à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), à Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCom) e à Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Atualmente, componho e lidero frentes da Comissão de Comunicação e Cultura, que dará forma ao XII Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Júlia de Araújo
Júlia Silveira é pós-doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora e mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é assessora parlamentar na Câmara dos Deputados e redatora freelancer do TechTudo, maior portal sobre tecnologia do país. Atuou como professora substituta da Faculdade de Comunicação da UERJ e do departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, onde coordenou a Equipe de Comunicação Institucional (Ecin) do curso. Também foi pesquisadora bolsista do CNPq. Trabalhou como Coordenadora de Comunicação e Assessora Parlamentar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal de Niterói. Também foi Assessora Parlamentar e Analista de Redes Sociais na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Atuou como repórter e colunista no site e na versão impressa do jornal O Fluminense e como pesquisadora da TV Globo, no departamento Globo Universidade, produzindo eventos acadêmicos em parceria com universidades brasileiras e internacionais. Pesquisa temas relacionados à cultura digital, sites de redes sociais, feminismos e estudos de gênero.

Hugo de
Oliveira
Artista da dança, Educador, pesquisador e Gestor Cultural, Doutorando em Comunicação Social pela UERJ, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT pela Universidade Federal Fluminense - UFF(2017) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro Universitário Carioca (2013). Na sua experiência profissional agrega conhecimentos nas área de Artes, com ênfase em Dança e em territórios de favela, devido a vivência e conhecimento agregado ao longo de sua carreira e vida. Desenvolveu trabalhos com Projeto Rua em Dança, Rio Hop Cia de Performance, Grupo de Rua de Niterói, Grupo Dança Rio e atualmente com o coletivo Bonde do Jack, como Gestor de Projetos realizou projetos pelo Bairro Educador na Secretária Municipal de Educação nos territórios do Morro do São Carlos e Catumbi, aprimorando as expertises nas ciências artísticas integrada a educação. Atualmente é o Coordenador de Educação da Escola do Olhar no Museu de Arte do Rio. Como Consultor da ONU-HABITAT, atuou no cargo de Agente de Campo, Analista Local e Gestor Territorial no Morros do Macaco e São João pelo Instituto Pereira Passos, recentemente integrou a Coordenação de Cultura, Cidadania e Juventude na Secretária Estadual de Cultura e no momento empenha seus conhecimento nas área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Territorialidade, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, favela, funk, passinho, danças urbanas, hip hop, house, escola e educação.

Victor Belart
Professor e pesquisador. Produtor Cultural e Jornalista. Doutorando e Mestre em Comunicação pela UERJ na linha de pesquisa Cultura das Mídias, imaginário e cidade. Bolsista FAPERJ Nota 10 (Doutorado) e integrante do Laboratório de Comunicação, Arte e Cidade do PPGCOM/UERJ. Teve a dissertação de mestrado vencedora do Prêmio CRIO de Economia Criativa da ESPM-RJ e foi bolsista CNPQ durante tal período de mestrado. Pós-graduado na área de Economia Criativa, com ênfase em Cidades e Territórios Criativos pela Universidad de Alcalá, Madrid. Pós-graduado também em Jornalismo Cultural (UERJ).Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-Rio. Tem atuação e pesquisa em: comunicação e culturas urbanas, consumo e culturas visuais, jornalismo cultural, jornalismo em plataformas digitais, comunicação para eventos e produção cultural. Promove intervenções de sociabilidade nos espaços públicos do Rio de Janeiro através da música, artes visuais, eventos e educação. Atuou como docente de comunicação em projeto da SEEDUC em parceria com a FIRJAN na rede pública estadual do RJ.

Lucimara Rett
Publicitária (Unitau) e Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Lucimara Rett é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando desde 2012 como Professora Associada DE no Departamento de Métodos e Áreas Conexas da Escola de Comunicação (DMAC/ECO/UFRJ) e, desde 2021, como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia (EICOS/IP/UFRJ). Atualmente, também coordena o Programa. Foi bolsista PDS do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de agosto de 2018 a julho de 2019, desenvolvendo no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (Unip), a pesquisa "Bandas de rua, heterotopia e socialidades: Paisagens sonoras, estesia urbana e ocupação do espaço público". Suas principais áreas de investigação são Culturas Urbanas, Ecologia Social e Sustentabilidade, Psicossociologia de Comunidades, Cidades e Comunicação, Som e Música - mapas e paisagens sonoras, e Publicidade no contexto da convergência midiática....

Tatiane Mendes
Professora e pesquisadora em Comunicação Social, Cinema e Fotografia. Jornalista. Fotógrafa. Pós doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa em desinformação científica e linguagens audiovisuais. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).Mestre em Mídia e Cotidiano da UFF no PPGMC (Programa de Pós -Graduação em Mídia e Cotidiano). É coordenadora de jornalismo do Laccops (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social-UFF). Atua em gestão de projetos de comunicação social, produção de conteúdo audiovisual com foco em Educação, Cidadania, Artes Visuais, políticas culturais e Direito à comunicação. Primeiro lugar na categoria melhor filme na Oficina Lanterna Mágica - Arquivo Nacional, categoria Júri Oficial com o filme Grãos de Memória(2016). Criadora do Festival DOC.COM (@festivaldoccomuff/) e do projeto Através do espelho (@fotoatravesdoespelho/) Portifólio de fotografia: https://acesse.one/ZCGIX.

Lawrenberg da
Silva
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Doutorado em Comunicação no Programa de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCOM-UERJ, sendo membro do Núcleo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC). É Professor do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat desde 2010. Está na Coordenação das Turmas Especiais de Jornalismo da Unemat - Câmpus Alto Araguaia/Rondonópolis. É Líder do Grupo de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sociedade, além de coordenador do Projeto de Pesquisa Comunicação, Cultura e Cidade: um olhar cartográfico sobre as novas tribos (r)urbanas do interior de Mato Grosso. É Coordenador-geral da Revista Científica Comunicação, Cultura e Sociedade (RCCS) desde 2013.
Adelaide Chao
Bacharela em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Católica do Salvador e em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional; mestre e doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing; Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; Planejamento, implementação e gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense. Professora universitária nos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Turismo. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação atuando pesquisas relacionadas a culturas urbanas, comunicação comunitária, memória social, consumo, cidade, inclusão/diversidade no ensino superior. Parecerista ad-Hoc em periódicos/revistas científicas. Pesquisadora vinculada aos grupos CAC - Comunicação, Arte e Cidade; LACON - Laboratório de Comunicação e Consumo (ambos credenciados pelo CNPq/UERJ) e da Rede Naus - Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do prof. Dr. Muniz Sodré. Pesquisadora bolsista Pós-doc FAPERJ NOTA DEZ. Contato: adelaidechao.pp@gmail.com

Patricia da Glória
Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoração e Assessoria de Imprensa

Claudia Atimonelli
É doutora em Teoria da Linguagem e Ciência dos Signos. Professora de Cinema, Fotografia e Televisão na Universidade Aldo Moro (Bari, Itália). Publicou diversas obras sobre arte, corpo, música eletrônica e mídias.

Vincenzo Susca
Pesquisador no Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre o Real e os Imaginários Sociais (Leiris), professor de Sociologia do Imaginário na Universidade Paul Valéry - Montpellier 3 (França). Autor de livros traduzidos em várias línguas, entre eles Joie tragique (Milão, 2009), Récréations (Paris, 2009) e Industrie culturelle et vie quotidienne (Montreal, 2021), além da peça teatral Angelus novissimus (2017, com A. Behar). No Brasil, publicou pela Sulina: Nos limites do imaginário (2007), Pornocultura (2017, com C. Attimonelli), As afinidades conectivas (2019) e Aurora digital – nossas vidas além do Black Mirror (2021, com C. Attimonelli); pela Editora Univille: Depois da arte (2024).
