Laboratório
Comunicação
Arte & Cidade
Doutorandos
Victor Belart
Professor e pesquisador. Produtor Cultural e Jornalista. Doutorando e Mestre em Comunicação pela UERJ na linha de pesquisa Cultura das Mídias, imaginário e cidade. Bolsista FAPERJ Nota 10 (Doutorado) e integrante do Laboratório de Comunicação, Arte e Cidade do PPGCOM/UERJ. Teve a dissertação de mestrado vencedora do Prêmio CRIO de Economia Criativa da ESPM-RJ e foi bolsista CNPQ durante tal período de mestrado. Pós-graduado na área de Economia Criativa, com ênfase em Cidades e Territórios Criativos pela Universidad de Alcalá, Madrid. Pós-graduado também em Jornalismo Cultural (UERJ).Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-Rio. Tem atuação e pesquisa em: comunicação e culturas urbanas, consumo e culturas visuais, jornalismo cultural, jornalismo em plataformas digitais, comunicação para eventos e produção cultural. Promove intervenções de sociabilidade nos espaços públicos do Rio de Janeiro através da música, artes visuais, eventos e educação. Atuou como docente de comunicação em projeto da SEEDUC em parceria com a FIRJAN na rede pública estadual do RJ.
Priscila
Bittencourt
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação UERJ com a pesquisa "Aos olhos da rua: representações de mulheres no centro da cidade do Rio de Janeiro". Mestre pelo PPGCOM-UERJ com a dissertação "O acontecimento Sorte ou Revés, na rua Joaquim Silva, Lapa: fabulações, imaginários e experiência artística na cidade". Atualmente colabora com o projeto "Novos olhares sobre o arquivo: visualidade, difusão e educação nos arquivos de mulheres do CPDOC" Coordenado por Thaís Continentino Blank. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com formação voltada para Antropologia Visual. Cursou Iniciação ao audiovisual e Direção Cinematográfica na ECDR. Através do projeto de documentação de culturas, Museu do Indio/ UFRJ, ministrou oficinas de capacitação no audiovisual envolvendo edição, audio, fotografia e filmagem no museu e em aldeias indígenas. No CPDOC/FGV trabalhou como supervisora no Núcleo de Audiovisual e Documentário, onde também realizou filmagens e edições. Foi responsável pelo audiovisual do projeto de Inventario Participativo de Pessoas e Memórias do Museu de Arqueologia de Itaipu.
Danielle da
Gama
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Cultura das Mídias, Imaginário e Cidade, atualmente em estágio doutoral sanduíche (Capes-Print) na Université Paul-Valery, Montpellier. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na linha de pesquisa Identidade e Diversidade Cultural. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e em Administração-Habilitação Comércio Exterior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Recebeu o prêmio de melhor dissertação das regiões Norte/Nordeste em 2020 pela ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), com a pesquisa intitulada A voz e a vez de dizer: batalhas de poesia em comunidades de periferia em Salvador-BA, tematizando slams de poesia (pesquisa realizada com bolsa pela FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia). Foi membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (UFRB) e é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC-UERJ). Faz parte do corpo de editores da revista Novos Olhares Sociais, vinculada ao PPGCS-UFRB. Atuou como repórter no veículo de comunicação popular jornal Brasil de Fato-BA. Tem interesse por temas na interseção entre comunicação, arte e cidade e culturas urbanas.
Hugo de
Oliveira
Artista da dança, Educador, pesquisador e Gestor Cultural, Doutorando em Comunicação Social pela UERJ, Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades - PPCULT pela Universidade Federal Fluminense - UFF(2017) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pelo Centro Universitário Carioca (2013). Na sua experiência profissional agrega conhecimentos nas área de Artes, com ênfase em Dança e em territórios de favela, devido a vivência e conhecimento agregado ao longo de sua carreira e vida. Desenvolveu trabalhos com Projeto Rua em Dança, Rio Hop Cia de Performance, Grupo de Rua de Niterói, Grupo Dança Rio e atualmente com o coletivo Bonde do Jack, como Gestor de Projetos realizou projetos pelo Bairro Educador na Secretária Municipal de Educação nos territórios do Morro do São Carlos e Catumbi, aprimorando as expertises nas ciências artísticas integrada a educação. Atualmente é o Coordenador de Educação da Escola do Olhar no Museu de Arte do Rio. Como Consultor da ONU-HABITAT, atuou no cargo de Agente de Campo, Analista Local e Gestor Territorial no Morros do Macaco e São João pelo Instituto Pereira Passos, recentemente integrou a Coordenação de Cultura, Cidadania e Juventude na Secretária Estadual de Cultura e no momento empenha seus conhecimento nas área de Comunicação, com ênfase em Cultura e Territorialidade, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, favela, funk, passinho, danças urbanas, hip hop, house, escola e educação.
Camille Siston
Jornalista e Produtora Cultural, é mestra em Cultura e Territorialidade pela UFF e doutoranda em Comunicação pela UERJ. Possui empresa com sede nas cidades de Niterói e RJ Direciona sua pesquisa no debate sobre a invisibilidade da mulher no samba. É idealizadora dos projeto culturais: Estação Guanabara, Rio e Seus Baluartes-Encontro de Gerações e é produtora executiva do Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba. Atua na área da cultura desde 2008, quando fundou a primeira empresa, CSISTON Produção Integrada na cidade de Niterói, cidade que assinou a produção local de mais de 100 espetáculos teatrais que passaram pela cidade. Em 2021 abriu a segunda empresa, a Rizoma Produção Integrada, desta vez na cidade do Rio de Janeiro. Ambas as empresas atuam nas áreas de produção cultural, comunicação e audiovisual.
Carlos Meijueiro
de Assis
Pesquisador, escritor, roteirista e produtor cultural. Em 2022 iniciou o doutorado em comunicação na UERJ, na linha de pesquisa Cultura das Mídias, imaginário e cidade. Bolsista Capes e integrante do Laboratório de Comunicação, Arte e Cidade do PPGCOM/UERJ. Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (2015). Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário da Cidade (2010). Realiza eventos culturais na cidade do Rio de Janeiro desde 2004. Participou de cursos de formação em produção cultural e comunicação comunitária: Universidade das Quebradas (PACC-UFRJ) e a Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC - Observatório de Favelas). Em 2011 escreveu a carta-manifesto que deu origem ao coletivo Norte Comum, assim como participou ativamente da construção e da realização de mais de 200 eventos culturais na zona norte da cidade. Colaborou e participou ativamente entre 2013 e 2016 na ocupação Hotel da Loucura, onde se trabalhou diariamente arte e saúde mental dentro do Hospital Psiquiatrico Nise da Silveira, no Engenho de Dentro. Junto ao coletivo Norte Comum foi responsável pela comunicação, produção, articulação e curadoria do projeto cultural Geringonça do Sesc Tijuca entre 2011 e 2016.